sexta-feira, 8 de julho de 2011

Picareta a favor do crime

Criança olha entre o buraco construído pelos ladrões


Dilmércio Daleffe

Duas fileiras de tijolos e uma picareta. Isso foi o suficiente para que um bando ainda não identificado adentrasse ao interior do Banco Itaú, em Quinta do Sol, e roubasse todo o dinheiro de dois caixas eletrônicos. No entanto, ao invés de explosivos, apenas uma ferramenta de perfuração, sem barulho. A ação ousada aconteceu na madrugada de quinta-feira. Até ontem, a Polícia Civil não tinha nenhuma pista que indicasse o paradeiro dos meliantes. Acredita-se que a quadrilha seja de fora da cidade.

O plano foi pensado com todos os cuidados. Os bandidos utilizaram um terreno em obras ao lado do banco para quebrar duas paredes. A primeira da própria construção e a outra do prédio que abriga a agência. A picareta utilizada foi deixada para trás, uma espécie de recordação. Como praticamente não há vizinhos, somente comércio, ninguém ouviu o barulho. O bando também sabia que não existiam câmeras, apenas um alarme. Ele estava ativado, mas adentraram ao local exatamente atrás dos caixas, o que impossibilitou a leitura do sensor.

Sozinhos na agência, a ação durou pelo menos uma hora. A partir daí empregaram uma furadeira de precisão para perfurar a grossa espessura de aço dos dois caixas. Foram pelo menos 18 perfurações em cada uma, até construírem uma fenda de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro. Os fios de aço resultantes do roubo ficaram jogados no interior do banco. O valor levado não foi divulgado. No entanto, informações da própria agência indicam não se tratar de uma quantia elevada. Sabe-se apenas que as notas não foram manchadas com aquela tinta avermelhada.

Buraco feito nos caixas eletrônicos

Ainda ontem, as filas foram grandes na agência. Como era o último dia do pagamento aos aposentados, todo o atendimento teve que ser feito nos caixas convencionais. Os dois eletrônicos estavam inutilizados. Problemas de segurança, transtornos no atendimento. A unidade roubada jamais havia sido alvo de assaltos. A paz acabou até mesmo na tranqüila Quinta do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário