segunda-feira, 12 de março de 2012

O sorriso da estrada



Dilmércio Daleffe

Há pouco mais de um ano, a rodovia que liga Campo Mourão a Maringá está mais alegre. O principal motivo é a presença de um trabalhador da Viapar conhecido como “Negão do Alho”. Um sujeito que carrega uma bandeira vermelha para ajudar na sinalização dos trabalhos de manutenção da pista. Ele é Valdecir dos Santos, um dos bandeirinhas da empresa que, mesmo sob um sol escaldante, não consegue tirar o sorriso do rosto. Impossível passar por ele sem perceber aquele semblante. Mesmo quem está com problemas, esquece um pouco os dramas da vida para enaltecer aquele sorridente trabalhador. Valdecir faz a diferença e a viagem, torna-se mais curta.



Aos 45 anos de idade, “Negão do Alho” atua com satisfação. Conta ele que aprendeu a lidar com gente há anos, desde que trabalhava na lavoura. Por esse motivo vem traduzindo seu convívio em sorriso. “Deus me deu alegria e é assim que eu vivo”, diz. A sua história não é diferente da maioria dos paranaenses. Nasceu numa família de bons trabalhadores, todos da roça. Seus pais vieram de Minas Gerais e acabaram se estabelecendo em propriedades rurais da região de Maringá. Valdecir iniciou na enxada ainda aos seis anos e nunca mais parou.

Na verdade, só parou há um ano e meio, depois que adentrou aos quadros da Concessionária Viapar. “Aqui ganho melhor. Estou feliz aqui”. Valdecir tem mais três irmãos. Todos já deixaram a lavoura também. Hoje, ele está casado, mora em Mandaguaçu e possui duas filhas, de 22 e 23 anos. O apelido vem dos tempos em que atuava na lavoura de alho. Durante dez anos plantou e vendeu o produto. Passou então a ser conhecido como “Negão do Alho”.




Valdecir é católico e acredita muito em Deus. Vai à igreja quando consegue. Com o tempo também passou a ser chamado pelos motoristas como “Negão Sorriso”. Afinal, quem o vê só enxerga felicidade. Um motivo a mais para zelar da vida, correr um pouco menos na estrada. Uma razão a mais para acreditar em dias melhores. É incrível o que um belo sorriso é capaz de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário